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Política de privacidade e proteção de dados pessoais
Esta Política faz parte do programa de Compliance da NKF CONFECÇÕES LTDA., (“NKF”) à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018 – “LGPD”) e outras normas legais setoriais aplicáveis ao tema, tais como, Lei Federal nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet) e Lei Federal nº 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor).
A presente Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais (“Política”) tem como objetivo fornecer informações sobre os padrões que gruíam o tratamento de dados pela NFK com relação a todos os dados pessoais que estão sob seu controle, independentemente do meio pelo qual tais dados pessoais foram coletados, recebidos, obtidos ou gerados.
Destaca-se ainda que esta Política é aplicável a todos os produtos e serviços comercializados ou prestados pela NKF, a todas as suas áreas, colaboradores, terceiros – pessoas físicas ou jurídicas que atuam para ou em nome da NKF, em operações que envolvam tratamento de dados pessoais –, aos agentes de tratamento de dados pessoais externos à companhia que de qualquer forma se relacionem com ela, bem como aos prestadores de serviços e aos possíveis clientes e consumidores, cujos dados são tratados pela NKF.
Ø Tratamento de Dados Pessoais (“Tratamento”): Toda e qualquer operação realizada com dados pessoais como as que se referem à coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
Ø Dado Pessoal: é a informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável, ou seja, qualquer informação que permita identificar, direta ou indiretamente, um indivíduo. São exemplos de dado pessoal: Nome Completo, RG, CPF, Gênero, Data e local de nascimento, número do telefone, endereço residencial, endereço eletrônico (e-mail), dados de localização via GPS, placa de automóvel, imagem fotográfica ou computacional, cartão bancário, entre outros.
Ø Dado Pessoal Sensível: diz respeito aos dados que revelam informações pessoais sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização de caráter religioso, filosófico ou político, à saúde ou à vida sexual, à genética ou à biometria.
Ø Titular de Dados Pessoais (“Titular”): Pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento.
Ø Dado Anonimizado: é o dado relativo a um indivíduo que não possa ser identificado, pois passou por algum meio técnico de tratamento para garantir sua desvinculação, direta ou indireta, a uma pessoa.
Ø Agentes de Tratamento de Dados Pessoais: Engloba o Controlador e o Operador de dados pessoais.
Ø Controlador de Dados Pessoais: Pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais. No contexto desta Política, o Controlador é a NKF.
Ø Operador de Dados Pessoais: Pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do Controlador. No contexto desta Política, o Operador é a pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, externa ao quadro funcional do NKF, e que realiza o tratamento de dados pessoais em nome e por ordem do Controlador (NKF).
Ø Encarregado ou DPO: é a pessoa física ou jurídica indicada pelo Controlador para atuar como canal de comunicação entre o Controlador, os Titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Ø Autoridade Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”): Órgão da administração pública responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento da LGPD em todo território nacional. A ANPD foi instituída pela LGPD como órgão da administração pública federal com autonomia técnica, integrante da Presidência da República, definido a sua natureza como transitória e passível de transformação pelo Poder Executivo em entidade da administração pública federal indireta, submetida a regime autárquico especial e vinculada à Presidência da República.
1.1. Outras definições
Ø Parceiros Comerciais: No contexto do NKF, são considerados parceiros comerciais os terceiros que atuam em seu nome, sejam eles pessoa física ou jurídica.
Ø Fornecedores: No contexto do NKF são considerados fornecedores os demais terceiros contratados e subcontratados, pessoa física ou jurídica, não enquadrados como parceiros comerciais.
Ø Terceiro: É toda pessoa física ou jurídica contratada pelo NKF para desenvolver ou auxiliar no desenvolvimento de suas atividades, tanto na qualidade de fornecedores de bens ou serviços, como de parceiros comerciais.
O objetivo dessa Política é garantir publicidade e transparência acerca das razões pelas quais a NKF coleta e utiliza dados pessoais, de que forma são tratados, bem como esclarecer os direitos e opções dos Titulares de Dados Pessoais.
A NKF coleta apenas informações fornecidas pelo Titular dos Dados no momento em que este mantém contato direto com a organização, seja através dos seus colaboradores, representantes comerciais ou prepostos.
Dessa forma, a coleta de dados pessoais se dá mediante o fornecimento pelo próprio Titular.
3.1. DADOS PESSOAIS FORNECIDOS PELO TITULAR
Podem ser coletados alguns Dados Pessoais pela NKF, sendo eles:
Independentemente de quais dados pessoais são fornecidos pelo Titular, a NKF apenas coleta e faz uso daqueles efetivamente relevantes e necessários para o alcance das finalidades para as quais foram fornecidas.
A NKF somente realiza tratamento de dados pessoais sensíveis de seus colaboradores, que tem o tratamento regulamento em Política de Privacidade Interna (corporativa), amplamente difundida entre todos os seus colaboradores.
De igual modo, a NKF realiza o tratamento de dados pessoais de crianças quando dependentes de algum dos seus colaboradores, já que necessários para a gestão de benefícios como salário família, despesa com creche, seguro de vida, e compartilhamento com o E-social, entre outras finalidades correlatas ao cumprimento de obrigação legal e decorrentes do contrato de trabalho.
O tratamento de dados pessoais de crianças tem a finalidade de atender o melhor interesse dos menores e é realizado nos estritos termos da lei.
Os dados pessoais aqui coletados, são limitados aos dados cadastrais dos menores considerados essenciais para obtenção do benefício, tais como: nome completo, certidão de nascimento, gênero, data de nascimento, filiação, anualmente apresentação de atestado de vacinação obrigatória e comprovação de frequência à escola do filho menor.
1.1.
A NKF, no desempenho das suas atividades, poderá coletar as informações relacionadas a possíveis clientes, consumidores, fornecedores, colaboradores ou prestadores de serviços com fundamento nas seguintes bases legais:
O tratamento dos dados será considerado legítimo desde que haja o atendimento a qualquer uma dessas bases legais, sendo possível igualmente o acúmulo de bases legais.
Exceto “o consentimento pelo Titular”, todas as demais bases legais independem de consentimento do Titular para tratamento dos dados.
Entende-se o legítimo interesse da NKF como base legal para tratamento de dados pessoais a partir de situações concretas, que incluem, mas não se limitam, a apoio e promoção às suas atividades, à proteção do exercício regular de seus direitos, à prestação de serviços que o beneficiem, respeitados os direitos e liberdades fundamentais do Titular dos Dados. Nesse caso, a finalidade será sempre indicada e pautada em fundamentações claras e legítimas, a partir de situações concretas, e somente serão coletados os dados estritamente necessários para essa finalidade.
6.1. DO CONSENTIMENTO
O consentimento referente à coleta de dados do Titular é obtido de forma livre, expressa, individual, clara e específica, podendo ser revogado a qualquer momento, a pedido do Titular.
O Titular tem o direito de negar ou retirar o consentimento fornecido a NKF, o que poderá encerrar a consecução das finalidades relacionados a essa base legal de tratamento dos dados pessoais.
Para revogação do consentimento expresso fornecido pelo Titular, basta registrar seu pedido junto ao canal de atendimento: lgpd@nkf.ind.br
A NKF realiza operações de tratamento de dados pessoais para vários fins, sendo os principais:
Caso se faça necessário, a NKF ainda poderá tratar dados pessoais para outras finalidades não elencadas, desde que observados os propósitos legítimos e específicos para o novo tratamento e a preservação dos direitos do Titular.
Em caso de alteração da finalidade específica, forma ou duração do tratamento dos dados pessoais, bem como das informações acerca do uso ou compartilhamento dos dados pela NKF, o Titular dos dados será informado, garantido o direito de revogar o consentimento, se discordar das alterações.
O NKF utiliza-se, para a operacionalização de seus serviços e viabilização dos contratos por ela firmados, de parceria com outras empresas. Deste modo, a NKF poderá compartilhar dados pessoais, nas seguintes hipóteses:
A NKF avalia cuidadosamente seus parceiros comerciais e fornecedores, firmando obrigações contratuais de segurança e proteção de dados pessoais, com o objetivo de minimizar riscos para Titulares. Essas empresas contratadas e seus colaboradores selecionados, só estão autorizados a acessar dados pessoais para as tarefas específicas, que forem requisitadas a eles com base em instruções determinadas sobre a proteção de dados pessoais. Em caso de violação, respondem solidariamente conforme a legislação vigente.
A NKF compartilha dados pessoais para cumprimento das suas competências legais ou com a autorização específica do Titular. Além disso, o compartilhamento de dados pessoais realizado pela NKF com outras instituições públicas ou privadas observa a conformidade destas com a LGPD.
O compartilhamento envolve apenas empresas que demonstrem estar em conformidade com as leis aplicáveis, que mantenham um nível de compliance semelhante ou até mesmo mais rigoroso do que o previsto na LGPD.
Quando a base legal para tratamento de dados pessoais for o consentimento, a NKF somente realizará comunicação ou compartilhamento de dados a outro controlador ou operador, mediante consentimento específico do Titular para tanto.
Importante esclarecer que a NKF não realiza comunicação ou uso compartilhado de dados pessoais sensíveis com objetivo de obter vantagem econômica.
À NKF reserva-se o direito de compartilhar quaisquer dados pessoais que acredita serem necessários para cumprimento de obrigação legal, ou proteger os direitos de propriedade ou segurança da companhia, de seus colaboradores e clientes.
Por fim, a NKF garante ao Titular o acesso facilitado às informações acerca das entidades públicas e privadas com as quais eventualmente ocorreram o compartilhamento de dados pessoais e a sua finalidade, através dos seus canais de atendimento.
A NKF não realiza transferência de dados pessoais coletados no Brasil para além do território nacional.
Qualquer informação fornecida pelo Titular será coletada e guardada de acordo com rígidos padrões de segurança. Para tanto, a NKF adota diversas medidas preventivas, em observância às diretrizes sobre padrões de segurança estabelecidas nas legislações e sua Política de Segurança da Informação, tais como:
Em conformidade com os princípios da LGPD e com as boas práticas de segurança da informação e de proteção de dados pessoais, a NKF garante que o tratamento de dados pessoais seja realizado de forma íntegra e segura, de acordo com padrões de segurança da informação, confidencialidade e integridade, pelo tempo que for necessário para realizar as finalidades para as quais foram coletados ou para cumprir com os requerimentos legais aplicáveis, sendo o acesso às informações coletadas restrito aos colaboradores e às pessoas autorizadas.
Apesar da NKF adotar os melhores esforços no sentido de preservar a privacidade e proteger dados pessoais do Titular, é necessário esclarecer que nenhum sistema é completamente seguro, de modo que a NKF não pode garantir integralmente que todas as informações que recebe e/ou envia não sejam alvo de acessos não autorizados perpetrados por meio de métodos desenvolvidos para obter informações de forma indevida, como falhas técnicas, vírus, invasões do banco de dados e outras práticas ilegais.
De qualquer forma, em caso de incidente de segurança que envolva dados pessoais, a NKF garantirá o pleno esforço para remediar as consequências do evento, e realizará a imediata comunicação à ANPD e ao Titular quando envolver risco ou dano relevante.
A comunicação sobre a descrição da natureza, riscos, Titulares envolvidos, medidas técnicas e de segurança utilizadas, risco e medidas adotadas para o tratamento do incidente, será feita conforme o prazo definido pela ANPD.
Além dos esforços técnicos acima descritos, a NKF também adota medidas institucionais/organizações visando a proteção de dados pessoais.
É dever do Titular de dados pessoais adotar boas práticas de segurança em relação aos seus dados como, por exemplo, não compartilhar senhas com terceiros, e caso o Titular identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus dados, ele deverá entrar em contato com a NKF através dos canais de atendimento.
Dados pessoais serão eliminados pela NKF, quando deixarem de ser úteis para os fins que foram coletados e não forem mais necessários para cumprir qualquer obrigação legal direcionada a NKF, ou quando o Titular solicitar a sua eliminação, exceto se a manutenção do dado for expressamente autorizada por Lei.
Em outras palavras, os dados pessoais são armazenados somente pelo tempo que for necessário para cumprir com os fins aos quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras.
Caso haja solicitação do Titular, os dados pessoais coletados poderão ser excluídos antes do prazo. No entanto, por motivos legais, por determinação judicial ou para fins de auditoria e segurança, eles poderão ser mantidos por período superior, findo o qual, serão excluídos com uso de métodos de descarte seguro.
A NKF reforça o seu compromisso de respeito aos direitos dos Titulares de dados pessoais, assegurando-lhes, a qualquer momento e mediante requisição:
Esses direitos podem ser exercidos diretamente pelo próprio Titular, através da gestão de informações de cadastros, enquanto outra parte dependerá do envio de requisição pelo Titular ao NKF por meio do seguinte canal de atendimento: lgpd@nkf.ind.br
Sempre que o Titular exercer seus direitos, a NKF poderá solicitar algumas informações complementares para fins de comprovação da sua identidade, buscando impedir fraudes. Essas medidas são tomadas para garantir a segurança e a privacidade dos Titulares de dados pessoais.
O Titular fica ciente de que a eventual solicitação de exclusão de informações essenciais para a gestão de seu cadastro junto a NKF poderá implicar na inexecução de sua relação contratual, com a consequente obstrução ou cancelamento da negociação, dos produtos e dos serviços então prestados.
A NKF empreenderá todos os esforços razoáveis para atender as requisições feitas por Titulares no menor espaço de tempo possível. Em caso de solicitação de confirmação de existência ou acesso a dados pessoais, a requisição do Titular será atendida em até 15 (quinze) dias, contado da data do requerimento do Titular. No entanto, fatores justificáveis, tais como a complexidade da ação requisitada, poderão atrasar ou impedir o seu rápido atendimento, sendo certo que, em caso de demora, serão apresentados os devidos motivos.
Por fim, o Titular deve estar ciente que a sua requisição poderá ser legalmente rejeitada, seja por motivos formais, a exemplo de sua incapacidade de comprovar sua identidade, ou legais, a exemplo do pedido de exclusão de dados cuja manutenção é livre exercício de direito pela NKF, sendo certo que, na hipótese de impossibilidade de atendimento destas requisições, a NKF apresentará as justificativas razoáveis e de forma fundamentada.
Caso o Titular de dados pessoais tenha alguma dúvida em relação à sua privacidade ou ao tratamento de seus dados pessoais pela NKF, ou por qualquer razão precisar se comunicar para assuntos envolvendo os seus dados pessoais, o contato poderá ser realizado pelos canais abaixo:
Exemplos:
Encarregado (DPO): e-mail: lgpd@nkf.ind.br
E-mail: rh@nkf.ind.br
O Encarregado de Dados, também chamado de DPO (Data Protection Officer), é o responsável indicado para atuar como canal de comunicação entre o NKF e os Titulares dos dados. O Encarregado de Dados nomeado pelo NKF é o SR. ANDRÉ MACHADO DIAS, e seu contato é lgpd@nkf.ind.br
Esta Política foi elaborada para atendimento e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei Federal nº 13.709/2018), Marco Civil da Internet (Lei Federal nº 12.965/2014) e Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal nº 8.078/1990), sem prejuízo de observância das demais legislações aplicáveis ao tema.
Esta Política de Privacidade e Proteção de Dados pode passar por atualizações para refletir as melhorias realizadas pela NKF. Além disso, os termos e condições desta Política serão atualizados caso haja alteração das atividades de tratamento de dados pessoais pela NKF, ou caso se faça necessário para fazer frente a adequação à determinação ou nova regulamentação por parte da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD.
Todos os colaboradores da NKF cujas funções exigem o tratamento regular a dados pessoais, ou os responsáveis pela implementação desta Política se comprometem a participar de treinamentos adicionais para ajudá-los a entender seus deveres e como cumpri-los.
Por fim, todos que tratam dados pessoais são responsáveis por sua proteção, inclusive o próprio Titular.
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